Como ser modelo

Compartilhe com seus amigos

Como ser modelo – o que toda menina deveria saber!
Todos esses anos que venho trabalhando no mercado da moda e publicidade me deram uma visão privilegiada do que realmente é a profissão de modelo, de como muitas meninas alcançaram o sucesso e como existe muita gente amadora e mal intencionada tentando se aproveitar do sonho dos outros. Se você quer saber como ser modelo, sugiro que acompanhe o mercado e esteja sempre de olho no que acontece.

Cuidado com os golpes

Existem muitos profissionais ruins, inexperientes ou mal intencionados no mercado de modelos. Os mais tradicionais são aqueles que cobram do modelo – ou pais – para assessorar as meninas rumo a uma carreira de sucesso, como se fosse possível alguém prometer isso.
Desconfie de empresas que dizem que garantem o sucesso, garante trabalhos, garante dinheiro, etc., pois ninguém pode fazer isso. Portanto, antes de participar de qualquer processo de seleção de modelos, curso ou book fotográfico, procure se informar sobre a empresa ou profissional que está ofertando-o. Evite cair em golpes que só tiram seu dinheiro e não trarão benefício nenhum.

Carreira de modelo, por onde começar?

Como eu já disse anteriormente, no texto quero ser modelo, o primeiro passo é o autoconhecimento. Você precisa descobrir se tem perfil de modelo fashion (manequim) ou modelo fotográfica. Como saber isso? Muito simples:

Modelo fashion feminina – precisa ser jovem, com a altura mínima de 1,75 metro e a largura do quadril não pode ultrapassar 90 cm.
Modelo fotográfico feminino – a altura, idade, peso são bem flexíveis para esses profissionais, porém a boa aparência é indispensável.
Os critérios acima podem variar de agência para agência, porém basicamente se mantém os mesmo.
Sacrifícios da carreira

Dizer como deve ser a vida de um modelo é fácil, e mais simples ainda é sonhar com a fama e o sucesso que a carreira traz. Mas será que você está disposta a pagar o preço?
Quando falo em “pagar o preço”, não estou falando em gastar dinheiro com todos cursos, books e processos seletivos, e sim sobre fazer o sacrifício que a profissão exige. Por exemplo, enquanto suas amigas vão ao shopping, você se importaria em ter que participar de uma sessão de fotos? Ou enquanto sua família come aquela pizza, você se contentaria em comer algo menos calórico?

Pois é, a vida de modelo é assim. Exige esforço, dedicação, disciplina e abrir mão de diversas coisas que a maioria das pessoas não está disposta a abrir. Pense nisso!

Seu sonho é ser ator ou atriz? Leia nosso artigo completo sobre como ser ator e atriz passo a passo.

Agência certa

Depois de ter “descoberto” se será uma modelo de passarela (fashion) ou fotográfica, e estar ciente dos sacrifícios da profissão, o próximo passo é encontrar uma agência que trabalhe legal com seu perfil. Como fazer isso?

Pesquise na internet as melhores agências de modelos que mais se encaixam com seus objetivos. Depois disso, você não precisa visitar a agência pessoalmente. Ao invés disso, envie seus dados e algumas fotos por e-mail, que se eles gostarem entrarão em contato dando feedback e provavelmente marcando uma entrevista.

Mais uma vez, cuidado com os profissionais malandros: abrir uma agência e dizer que tem experiência na área qualquer pessoa pode fazer. Porém realmente conseguir ajudá-la em sua carreira é tarefa árdua, para poucos. Antes de assinar qualquer coisa, ou dar dinheiro para uma agência, informe-se com modelos que já participam do casting da mesma, peça para ver trabalhos, portfólio, etc.; faça também uma pesquisa na internet em sites como o ReclameAqui para ver se existem queixas em relação a empresa.

Agora que tenho agência, sou considerada modelo?

Ok, agora você já passou por todas as etapas e conseguiu uma agência legal que o incluiu em seu casting. Você é uma modelo? Teoricamente sim, porém para mim só pode ser considerada modelo a menina que trabalha como modelo, ou seja, enquanto você não conseguir trabalhos, não será uma profissional.

Se as coisas não vão bem, e sua agência nunca lhe chama para nada, marque uma reunião com a pessoal responsável pelo seu contrato. Discuta com ela o que pode ser feito para você arrumar trabalhos. Essa pessoa poderá dar grandes dicas para você.

Muitas pessoas e empresas dizem ensinar como ser modelo de sucesso, porém o que poucos falam é nas dificuldades e sacrifícios da carreira. Você pode ver a Gisele Bündchen na televisão sorrindo e cheia de dinheiro e fama, e acreditar que a vida da modelo é um sonho, porém não esqueça que poucas meninas chegam onde ela chegou, e só o trabalho duro fará você obter sucesso na profissão.

Antenor Garrido

"Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir sempre meu coração.
Não me façam ser quem não sou, nem me convidem a ser igual a ninguém, porque sinceramente sou diferente!"
Antenor Garrido
Compartilhe com seus amigos

Written by 

Obrigado por sua visita, a sua opinião é muito importante nos, deixe o seu recado.

%d blogueiros gostam disto: